GAZA/REDUZ PROBLEMATICA DA FALTA DE ALOJAMENTO EM GUIJÁ
O distrito de Guijá, província meridional moçambicana de Gaza, verá reduzidos os problemas da falta de hospedagem e alojamento, mercê da inauguração da entrada em funcionamento do Hotel Guijá Kapulana.
O Projecto Kapulana, concebido em 2007, é uma iniciativa do governo de Moçambique, que consiste em unidades de alojamento (hoteleiras) de padrão médio e alto, construídos a custos acessíveis, para serem geridos pelo empresariado nacional.
Actualmente, o país conta com 10 empreendimentos Kapulana Hotéis & Resorts, dos quais, quatro já concluídos, quatro em fase de acabamentos e dois em processo de consignação. De forma agregada, o projecto possui já 36 quartos concluídos, ou seja, 72 camas.
A construção de unidades de alojamento deste tipo surgiu, segundo um comunicado de imprensa do Ministério da Cultura e Turismo, da necessidade de resolver o crónico problema da falta de condições de alojamento nos distritos, em particular os localizados em áreas mais recôndita do país.
Na sua concepção, o Projecto Kapulana Hotéis & Resorts previa a sua implementação à escala nacional, em pelo menos 64 distritos, de forma faseada, obedecendo a critérios de distribuição regional e de acordo com a disponibilidade financeira da instituição. Cada unidade Kapulana teria 16, 24 ou 32 camas, distribuídas por 8, 12 ou 16 quartos, respectivamente.
A província de Gaza é beneficiária de três unidades deste tipo, designadamente, Hotel Kapulana de Nwadjeane, Hotel Kapulana de Chilembene e Hotel Kapulana de Guijá.
PINC NOTICIAS