CAPTURADOS HOMENS ARMADOS DA RENAMO EM GAZA

05-04-2015 06:51

Três homens armados da Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, estão sob custódia policial acusados de atacar, quinta-feira, uma posição das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), no distrito de Guijá, Província meridional de Gaza.

Trata-se de Ramos Covane, Francisco Machava e Yossuff Kolikoli, este último de nacionalidade não identificada, capturados na tarde de quinta-feira em Macaretane e Chihaquelane, segundo noticiou este sábado a Rádio Moçambique (RM). 
Os homens armados disseram que são comandados por um indivíduo de nome João Chibadula e estavam a cumprir uma ordem emitida pelo líder da Renamo, Afonso Dhlakama, para se estalarem na capital moçambicana Maputo.
Segundo apurou a RM, os guerrilheiros protagonistas do ataque são oriundos dos distritos de Mabote e Funhaloiro, província meridional de Inhambane. 
A Polícia da República de Moçambique (PRM) em Gaza disse que os homens tentaram, sem sucesso, atravessar aquela região no seguimento da sua deslocação à cidade de Maputo. 
Por seu turno, a Governadora da Província, Stella Pinto Zeca, condenou o ataque dos homens armados do ex-movimento rebelde, acrescentando que as Forças Armadas de Defesa e Segurança (FADM) continuarão a garantir a soberania em todo o país, protegendo as populações e os seus bens.
O executivo, segundo a governadora, o vai fazer de tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que estes objectivos são sejam violados, garantindo a segurança as populações para que estas continuem a participar na luta contra a pobreza”, disse a Governadora. 

PINC NOTICIAS