DETIDOS DOIS SUPOSTOS ASSASSINOS DE GILLES CISTAC
Pelo menos dois indivíduos encontram-se detidos desde semana passada, na cidade de Maputo, a capital moçambicana, indiciados de envolvimento no assassinato do constitucionalista Gilles Cistac, ocorrido em Março último.
Lúcio Manuel e Arsénio Nhampossa foram detidos algures na cidade de Maputo e são considerados pela Polícia moçambicana (PRM) de cadastrados.
Fonte policial disse esta segunda-feira que a legalização da detenção dos suspeitos no caso ocorreu na sexta-feira e que ainda decorrem diligências para a neutralização dos restantes membros da quadrilha que baleou mortalmente Cistac.
A PRM não avançou detalhes das circunstâncias em que os dois indivíduos foram detidos e considerou ser igualmente prematuro apresentá-los publicamente, alegadamente para não interferir em todo um processo investigativo que ainda esta em curso.
Os indivíduos foram legalizados na sexta-feira pelo Tribunal judicial da cidade de Maputo. Neste momento, lamentamos não apresentá-los aos órgãos de comunicação social, por ainda estarem a decorrer diligências com vista a solicitá-los para esse efeito. Vamos mostrar os indivíduos, para além de adicionar outra informação que se julgar relevante, disse Arnaldo Chefo, porta-voz do Comando da PRM a nivel da cidade de Maputo.
De acordo com a fonte citada pela AIM, que falava no habitual briefing semanal, 'esta não é a única detenção. Já houve outras relacionadas ao crime. E há ainda um trabalho policial a ser realizado convista a localizar todos os elementos que fazem parte da quadrilha' que assassinou Cistac.
Cistac, francês naturalizado moçambicano, foi morto a 3 de Março último, em Maputo, vítima de baleamento, quando saia de um café, por um grupo de indivíduos que depois se pos a monte.
Ainda na semana passada, a PRM deteve 38 indivíduos envolvidos em crimes contra propriedade, 13 contra pessoas e um em casos de alteração da ordem e tranquilidade públicas.
A corporação registou um homicídio voluntário e um furto qualificado. O homicídio ocorreu no bairro de Chamanculo, periferia da cidade, em que um individuo, usando uma garrafa, desferiu golpes fatais a um outro.
A PRM recuperou pelo menos três viaturas roubadas algures na cidade de Maputo e apreendeu uma arma de fogo, do tipo pistola, contendo dez munições.
Por outro lado, registou 10 acidentes de viação, sendo cinco atropelamentos, quatro choques entre carros e um despiste e capotamento.
PINC NOTICIAS