DOENÇA “MISTERIOSA” FAZ 17 MORTOS NA NIGÉRIA

21-04-2015 17:09

Uma doença “misteriosa” já matou 17 pessoas em poucos dias numa pequena cidade nigeriana.

O surto eclodiu na cidade de Ode-Irele, no sudeste do país, e propagou-se rapidamente no estado de Ondo.
A doença mata num período de 24 horas depois de aparecerem os primeiros sintomas, que consistem em perturbação de visão, perda de peso, dores de cabeça e desmaios.
Até agora testes laboratoriais mostraram que esta doença não está ligada ao vírus do Ébola ou outra infecção bacteriana e, de acordo com Gregory Hartl, da Organização Mundial da Saúde (OMS), a hipótese é que ela seja causada por herbicidas.
Os sintomas da doença foram descobertos pelo Alerta contra o Ébola, disse uma fonte de uma ONG, confirmada pelo Dr. Dayo Adeanju, do Ministério da Saúde no estado de Ondo.
Segundo Asdeanju, já foram registados 17 óbitos entre os 20 casos diagnosticados.
Ele disse ter efectuado “visitas de campo” com várias organizações de saúde, incluindo a OMS, e o Centro de Controlo de Doenças da Nigéria.
Ele disse ainda que não há necessidade de quarentena, porque os casos “não são contagiosos” e que as autoridades estão “a trabalhar sob o ponto de vista científico”.
Ele disse ao jornal “Premium Times” que a doença, ainda por identificar, parece atacar o sistema nervoso, descrevendo o mistério como “um caso de pesquisa”.
O governo do estado de Ondo já indigitou uma equipa de emergência para tentar controlar a situação e evitar que a situação se deteriore. 
A equipa de emergência consiste em cinco unidades, que englobam técnicos de contacto, médicos forenses, gestores de casos, da educação e controlo dos media.
Fontes governamentais confirmaram que equipas da saúde foram enviadas para tomar amostras de sangue, urina e fluidos cérebro-espinais das vítimas.
Estas amostras foram enviadas ao laboratório em Lagos para análise e identificação.
As pessoas afectadas foram postas em quarentena no Hospital Geral em Irele.

PINC NOTICIAS