MAPUTO/OBRAS DE GÁS NATURAL NA FASE CONCLUSIVA

09-04-2015 20:45

As obras de instalação do gasoduto entre Zimpeto (na capital moçambicana) e Marracuene, na província de Maputo, estão quase concluídas, faltando apenas a realização de trabalhos finais ao longo desta infra-estrutura.

As obras estão inseridas na II fase do projecto da Rede de Distribuição de Gás de Maputo e Marracuene.
Segundo o Director de Gestão de Operações da ENH, António Matola, já terminou a montagem do gasoduto e decorrem actualmente os trabalhos de acabamento que irão culminar com o teste de vazamento, a ser realizado em finais de Abril.
“Agora está-se a montar válvulas para os ramais de ligação aos futuros consumidores, bem como válvulas de segurança para o bloqueio à circulação de gás em situações de emergência”, explicou Matola, citado num comunicado de Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) que AIM teve acesso esta quinta-feira. 
As obras da segunda fase do projecto arrancaram a 18 de Dezembro de 2014 e compreenderam a construção de um gasoduto de 14,6 quilómetros, partindo do bairro do Zimpeto (local onde terminou o gasoduto da primeira fase) até à vila de Marracuene.
A primeira fase do projecto compreendeu a construção de uma rede de 62 quilómetros, com um anel que cobre diversos bairros da capital moçambicana, com um orçamento de 38,2 milhões de dólares, desembolsados pela companhia coreana Kogas.
A primeira fase foi inaugurada em Setembro de 2014 e a rede conta actualmente com vários consumidores, incluindo unidades industriais, restaurantes, hotéis, entre outros. 
“Paralelamente a isso, a ENH está a trabalhar com vista a iniciar as ligações domésticas de gás na cidade de Maputo e arredores”, refere o comunicado. 
As obras da segunda fase estão orçadas em quatro milhões de dólares americanos, que também foram desembolsados pela Kogas, no âmbito da parceria com a ENH.
A distribuição e comercialização de gás natural na cidade de Maputo e no distrito de Marracuene foram concessionadas à ENH em Novembro de 2009, através de um contrato assinado com o governo. Para a implementação do projecto, a ENH formou uma parceria com a Kogas, que resultou na constituição da sociedade ENH-Kogas.

PINC NOTICIAS