PM MOÇAMBICANO LANÇA CAMPANHA DE SANEAMENTO DO MEIO
O primeiro-ministro (PM) moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, lançou na escola secundária do Infulene, província de Maputo, a campanha nacional do saneamento do meio, sensibilizando a todos os cidadãos a aderirem às boas práticas de higiene e limpeza.
A cerimónia que deu o pontapé de saída, último sábado, para as jornadas de limpeza, que irão decorrer em todo o país, contou com a presença de vários representantes do governo, nomeadamente a ministra da saúde, Nazira Abdula, o governador da província de Maputo, o presidente do Conselho Municipal da Cidade da Matola,Calisto Cossa, e vários representantes do Ministério de educação e desenvolvimento humano.
Na ocasião, Do Rosário disse que cada cidadão deve se comprometer com a manutenção da higiene ao seu redor e ser responsável por garantir a limpeza e saneamento do meio.
É objectivo da campanha consciencializar os moçambicanos para que tenham hábitos de vida saudável. Renovamos a exortação a todos os cidadãos para que participem de forma activa e permanente em todas as iniciativas de limpeza e saneamento do meio. Essa é a nossa responsabilidade de cidadania, explicou o PM.
Por seu turno a Ministra da Saúde, Nazira Abdula, apontou como objectivo da campanha o resgate da cultura moçambicana, de limpeza, fundida ao longo dos tempos.
Queremos resgatar o hábito e a cultura de limpeza na sociedade, porque todos nós temos a obrigação de estabelecer um ambiente limpo e saudável. Quem suja deve limpar e não esperar para que outro venha fazer isso para si, afirmou Nazira.
Nazira referiu ainda que o governo apoia as iniciativas da sociedade civil para a limpeza dos locais públicos, tal como é o caso da campanha de remoção de cacos na praia da costa do sol, que hoje teve lugar.
Em nome de todos os alunos e direcção pedagógica da escola, a discente Rolda Ilda, da 9ª classe, agradeceu ao PM por ter arregaçado as mangas e ensinado aos petizes como se pega uma vassoura para limpar o meio.
Bem hajam as vassouradas diárias e as campanhas de limpeza que as fazemos nos finais de semana, saneamento para todos, responsabilidade de todos, acrescentou Ilda.
Refira-se que a campanha de saneamento do meio, que arrancou sábado último, irá decorrer até 31 de Dezembro do presente ano.
PINC NOTICIAS