PRM APREENDE MAIS DE CINCO QUILOS DE CORNOS DE RINOCERONTE EM MAPUTO

21-04-2015 17:19

A polícia moçambicana apreendeu, em duas operações separadas, 5,6 quilos de cornos de rinoceronte no aeroporto de Maputo, que se encontravam na posse de quatro cidadãos vietnamitas, informaram esta terça-feira as autoridades policiais.

A primeira apreensão ocorreu a 13 de abril, quando três vietnamitas pretendiam transportar 3,8 quilos de cornos de rinoceronte, e a segunda a 18 de abril, na posse de uma mulher da mesma nacionalidade, adiantou o porta-voz da Polícia da República de Moçambique na Cidade de Maputo, citado pela agência AIM.

Os quatro suspeitos, afirmou Orlando Mudumane, foram detidos e encontram-se nas celas da polícia no aeroporto de Maputo.

Os cornos de rinoceronte, espécie ameaçada de extinção, têm elevada procura na Ásia, sobretudo no Vietname, por se acreditar nas suas propriedades medicinais, nomeadamente contra o cancro.

Mais de 70% da população de rinoceronte está concentrada na África do Sul e centenas de animais desta espécie são abatidos todos os anos por caçadores furtivos, que atuam no Parque Kruger, junto da fronteira com Moçambique, cujas autoridades têm sido incapazes de conter esta atividade ilegal.

PINC NOTICIAS