VAGA PARA OFICIAL SÉNIOR DE MONITORIA E AVALIAÇÃO
09-04-2015 06:47
Descrição da Oferta
Email: abtchasss@gmail.com
Validade: 15/04/2015
Local: Maputo
A Abt Associates Inc pretende recrutar para o seu quadro de pessoal, um (1) Oficial Sénior de Monitoria e Avaliação.
Responsabilidades
- O Oficial Sénior de M&A é responsável por coordenar a monitoria e avaliação das actividades do programa nas três províncias, fornecendo supervisão e apoio técnico para implementação com sucesso das actividades principais;
- O Oficial Sénior de M&A desempenha um papel chave nas actividades de melhoria da qualidade, apoiando a análise dos dados e a interpretação das tendências em estreita colaboração com os Direitos Técnicos e Gestor de Base de Dados, coordenando a divulgação dessas informações estratégicas e como estas são utilizadas para o aperfeiçoamento do programa;
- Responsável pela prestação de apoio de M&A às equipas do programa a nível nacional, bem como pela agregação e análise dos dados do relatório do PEPFAR;
- Coordenar as actividades de M&A nas três províncias para áreas específicas do programa, e participar activamente nas reuniões com parceiros de cooperação e no MISAU, e como membro sénior da equipe de gestão de projecto;
- Supervisionar os Oficiais Provinciais de M&A e prestar apoio técnico e capacitação para a implementação bem-sucedida de actividades-chave definidas nos termos de referência do Oficial Provincial de M&A;
- Coordenar o desenho, manutenção e aperfeiçoamento do sistema de M&A para o Projecto CHASS-SMT baseado no DHIS2, incluindo a definição de indicadores do programa, identificação e desenvolvimento de fontes de dados, concepção e implementação de sistemas para recolha de dados, manutenção e armazenamento, e a produção de modelos e de planos para relatórios escritos de rotina;
- Coordenação e implementação e expansão de Sistemas Electrónicos de Seguimento dos Pacientes (SESP), HIV+ nas US com serviços de tratamento anti-retroviral, manutenção e aperfeiçoamento do sistema de M&A para o Projecto CHASS-SMT, baseado no DHIS2, incluindo a gestão de digitadores, equipamento, avaliações de qualidade de dados, e o uso dos SESPs para automatizar a elaboração dos relatórios de PEPFAR e uso de informação estratégica na tomada de decisões;
- Realizar periodicamente Avaliações de Qualidade dos Dados a nível interno e preparar o projecto para possíveis Auditorias Externas de Qualidade dos Dados para garantir a validade, a integridade, a precisão, a segurança e a actualização de todos os dados de desempenho, identificando falhas e sugerindo acções correctivas de forma atempada;
- Preparar assistência técnica e capacitação no planeamento, implementação e divulgação dos resultados de estudos e análises especiais (pesquisas de operações, etc), incluindo estudos para identificar os desafios e as melhores práticas, testar as iniciativas de melhoria de qualidade, e avaliar os custos/benefícios dos vários modelos de pacotes de serviços integrados de HIV, etc;
- Participar na análise e comunicação de dados de referência M&A e na análise de dados de M&A em curso, e nos relatórios do PEPFAR de acordo com o plano do projecto de M&A;
- Apoiar a interpretação dos resultados do M&A para o planeamento do projecto, tomada de decisões, correcção do curso e comunicação de sucessos;
- Manter actualizado o Plano de Monitoria do Progresso (PMP) do projecto e coordenar o uso do mesmo para medir e documentar os processos do programa, a produção e os resultados do impacto dos dados, através da regular e sistemática recolha, agregação, análise e apresentação de dados do programa à equipa do projecto, parceiros, associados e doadores;
- Ajudar na elaboração de planos e fontes de dados, bem como nos relatórios do PEPFAR e outros documentos do projecto.
Requisitos
- Mestrado em Saúde Pública, Estatística, Epidemiologia, Demografia ou outra área relevante, com pelo menos cinco (5) anos de experiência, de preferência em Moçambique;
- Pelo menos 10-15 anos de experiência profissional relevante na concepção e implementação de actividades de M&A e estudos especiais para o fortalecimento de sistemas de saúde complexos e/ou programas de prestação de serviços no âmbito dos projectos financiados pelo PEPFAR;
- Experiência profissional significativa na implementação de projectos de HIV/SIDA;
- É exigida especialização demonstrada em métodos de pesquisa tanto a nível qualitativo como quantitativo;
- Domínio sólido em questões de M&A no que respeita a melhorias na prestação de serviços;
- É exigido um elevado grau de conhecimento informáticos, incluindo experiência em software de análise (incluindo Excel e Access, com experiência em pelo menos um dos seguintes: SPSS, EPiInfo, Arc GIS, etc);
- Sólidas capacidades interpessoais e de comunicação, iniciativa, bom senso e capacidade de resolução de problemas;
- Capacidade de planear e executar de forma independente, tarefas complexas sem negligenciar detalhes da gestão diária e mantendo-se organizado e focalizado nos "timings" e estratégias de longo prazo;
- Fluente na língua Portuguesa e conhecimentos técnicos de Inglês.
Exigências
- Curriculum Vitae em Inglês e Português;
- Três (3) Referências.
Sobre a Empresa
A Abt Associates Inc. é uma Empresa Privada que intervém em diferentes áreas de actuações. Em Moçambique a Abt Associates, está com financiamento da USAID, implementando uma parte do Projecto CLINICAL HIV SERVICES STRENGTHENING - CHASS, cujo objectivo primário é Melhorar os Serviços Clínicos na Província através da adopção de um Sistema de Reforço da Capacidade Técnica Institucional para responder com eficácia e eficiência a demanda da procura dos Cuidados de Saúde Primário a nível da Província.